Modelo de gestão e a enfermagem em tempos de pandemia

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24784
4 pages
Research Article

Modelo de gestão e a enfermagem em tempos de pandemia

Sheila Janaína Oliveira Araújo Lima, Jael Maria de Aquino, Julyanne de Morais Coutinho Neves Pereira, Fábia Maria de Lima, Nalva Kelly Gomes de Lima, Francisco Stélio de Sousa, Bruno Albuquerque Campos and Inacia Sátiro Xavier de França

Abstract: 

Objetivo: Relatar a experiência de enfermeiras na gestão de saúde de duas instituições públicas durante a pandemia do Novo Coronavírus. Método: Estudo observacional descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da prática diária de enfermeiras, gestoras em enfermagem, de dois hospitais públicos de uma Universidade do Estado de Pernambuco, no município de Recife, Brasil. O estudo ocorreu de março a agosto de 2020. Resultados: Pontos fortes identificados no modelo de gestão: 1. estrutura organizacional como mola propulsora da interdisciplinaridade; 2. coesão dos processos decisórios que denotam o amadurecimento da equipe; 3. integração entre os membros das equipes, de modo a permitir o exercício da empatia para resolução das dificuldades apresentadas; 4. competência técnica e habilidades na resolução de imprevistos, firmada pelo acompanhamento sistemático da equipe de Controle de Infecção Hospitalar, sendo o órgão consultivo e normativo dentro da instituição; 5. utilização da ferramenta digital como estratégia de comunicação rápida para respostas indispensáveis. Conclusão: A resiliência institucional estimula o senso de responsabilidade do colaborador, alavanca ideias, habilidades e esforços, de modo a despertar o sentimento de importância por parte dos profissionais e, assim, promover uma política interna de valorização.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24784.07.2022
Download PDF: