Morte sob custódia: uma análise da realidade das instituições carcerárias do vale do são francisco (petrolina/juazeiro)

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22979
4 pages
Research Article

Morte sob custódia: uma análise da realidade das instituições carcerárias do vale do são francisco (petrolina/juazeiro)

Edson Jorge Pacheco, João Victor Marques Pacheco, Alessandra Gomes Marques Pacheco, Alecrides Marques Alencar and Cáttia Souza Jacobina Vieira Santos

Abstract: 

O presente artigo busca demonstrar a motivação e a ocorrência de óbitos nas unidades carcerárias Dr. Edvaldo Gomes, localizada no município de Petrolina, em Pernambuco, e do Conjunto Penal localizado na cidade de Juazeiro, na Bahia, ocorridas no período de 2012 a 2019. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e documental, que traz uma breve sequência cronológica da evolução da pena e do cárcere, verificando também a responsabilidade civil objetiva do Estado em relação aos indivíduos reclusos. Resultados da pesquisa: conforme os dados colhidos, a maioria dos óbitos ocorridos nas instituições se deu por motivos naturais (60%), além dessas 20% se deu por homicídio e 20% por suicídio. Conclusão: percebeu-se que o menor número de mortes ocorridas no Conjunto Penal de Juazeiro pode ter como resposta a melhor condição de assistência ao reeducando. Por outro lado, o maior número de óbitos de detentos na Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, certamente, ocorreu em virtude de difíceis condições de administração da própria estrutura carcerária, como escassez de funcionários e precária condição de assistência aos reeducandos.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22979.10.2021
Download PDF: