O impacto da covid-19 para os profissionais de saúde de um hospital filantrópico: um relato de experiência

×

Error message

  • User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters in drupal_get_feeds() (line 394 of /home2/journalijdr/public_html/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in _menu_load_objects() (line 579 of /home2/journalijdr/public_html/includes/menu.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23742
4 pages
Research Article

O impacto da covid-19 para os profissionais de saúde de um hospital filantrópico: um relato de experiência

Larissa de Souza Correia, Nildete Pereira Gomes, Fernanda Carolina Amorim Batista, Monalizza Gama Oliveira, Sofia Flores Mata Virgem e Erica Cristiane Oliveira de Jesus

Abstract: 

Objetivo: Relatar o impacto da pandemia do novo coronavírus para os profissionais de saúde de um hospital filantrópico de Salvador, Bahia. Metodologia: Relato de experiência vivenciado, durante o mês de março de 2020 a dezembro de 2021, pela enfermeira do trabalho durante momento pandêmico. Resultados: A pandemia desencadeou uma série de situações negativas nos profissionais de saúde, a exemplo da maior exposição ao patógeno, aumentaram o risco ao adoecimento físico e mental, o desgaste profissional e acidentes de trabalho. A medicina ocupacional, através de ficha clínica e avaliação de consulta e análise dos exames laboratoriais, percebeualterações na qualidade e estilo de vida dos colaboradores, o que levou ao afastamento de suas atividades laborais. Conclusão: O estudo concluiu que o impacto da pandemia do novo coronavírus para os profissionais de saúde ainda requer atenção dos gestores de saúde, seja na manutenção da prevenção ou para a disponibilização de medidas que reduzam os malefícios trazidos para os colaboradores das instituições que necessitaram de adaptações e renúncias, muitas vezes obrigatórias, para desenvolver as suas atividades de maneira apropriada.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23742.01.2022
Download PDF: