O uso da testosterona para longevidade em idosos: revisão bibliográfica da literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22854
3 pages
Research Article

O uso da testosterona para longevidade em idosos: revisão bibliográfica da literatura

Matheus Luz, Vitor Ribeiro de Oliveira Santos, Laura Virgínia Prazeres Cotrim, Leila Almeida Pinto de Araújo, Laís Mota Sena, Thaís Ornelas Souza Ferreira, Iani Soares Luz, Samuel da Silva Meira, Laura Luz and Carla Santos Bomfim

Abstract: 

Introdução: O avanço da idade traz consigo diversas mudanças no organismo, que envolvem aspectos emocionais, físicos, a celularidade e também as alterações biológicas.Para a obtenção de um envelhecimento saudável, com autonomia e independência é essencial buscar por práticas e cuidados que favoreçam a melhoria da qualidade de vida e reduzam os riscos ao adoecimento. Além disso, a utilização de substâncias ergogênicas, como os esteroides anabólicos, podem ser utilizados como estratégias para combater a fragilidade do idoso. Objetivo: Compreender o impacto da utilização da testosterona para a longevidade dos idosos. Métodos: Revisão Bibliográfica da Literatura. Para a busca, os artigos foram pesquisados nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), US National Library of Medicine National Center for Biotechnology Information (Pubmed) e também Scientic Eletronic Library Online (Scielo). Conclusão: A reposição da testosterona em pacientes idosos sarcopênicos aumenta de forma significativa a produção de tecido muscular, provoca redução da adipogênese revertem sintomas da andropausa, desencadeia longevidade e saúde psicológica e emocional e tem efeito positivo em pacientes idosos que cursam com insuficiência cardíaca.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22854.09.2021
Download PDF: