Os efeitos do exercício físico nas distrofias musculares

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23841
4 pages
Research Article

Os efeitos do exercício físico nas distrofias musculares

Everton Vinicius Souza do Nascimento, Layce Bianca Pereira da Silva; Márcio José Teixeira Sfair; Alef Ferreira dos Santos; Felipe Matheus Vulcão da Rocha; Felipe Vinicius Costa Cardoso; Hélio Maciel Neto; Luiz Henrique Oliveira dos Santos; Mayko Guimarães Nascimento and William Judah de Vasconcelos França

Abstract: 

As distrofias musculares são um conjunto de desordens miopáticas com características hereditárias, marcadas por um quadro de dinapenia e atrofia muscular progressiva. Existem mais de 50 tipos diferentes de distrofias musculares incuráveis que são classificadas conforme o seu desenvolvimento, idade do diagnóstico, os grupos musculares afetados, a progressividade, resultado a longo prazo e o modo de hereditariedade da doença, sendo os mais comuns: Distrofia Muscular de Duchenne, Distrofia Muscular de Beker, Distrofia Muscular do tipo Cinturas, Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral, Distrofia Muscular Miotônica ou de Steinert e Distrofia Muscular Congênita. O objetivo deste estudo é explanar sobre distrofias musculares, e quais os efeitos de diferentes protocolos de exercícios nessas disfunções. Trata-se de uma revisão de literatura, as bases eletrônicas examinadas na pesquisa foram: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), um total de 2 artigos foram analisados. Parece que o treinamento de força pode gerar efeitos positivos em pacientes com DM1, e os exercícios respiratórios de Ioga podem ser benéficos para indivíduos com distrofia muscular de Duchenne.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23841.01.2022
Download PDF: