Pandemia por covid 19: Principais características da assistência de enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19900
6 pages
Research Article

Pandemia por covid 19: Principais características da assistência de enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde

Raquel Maria Cassimiro dos Santos, Marcos Soares de Oliveira, Rogério Carvalho de Figueredo, Leidiany Souza Silva, Rafael Souza Silva and Adriana Keila Dias

Abstract: 

Introdução: A pandemia pelo COVID 19 exigiu diversas e difíceis mudanças nos serviços públicos de saúde, que refletem diretamente na assistência de enfermagem oferecida nos principais níveis de atenção à saúde conforme sua complexidade. Objetivo: Este estudo objetivou identificar as principais características da assistência de enfermagem frente a pandemia por Covid-19 em seus diferentes níveis de atenção à saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva, exploratória e de abordagem qualitativa. Foi elaborada a partir de artigos e materiais institucionais publicados no ano de 2020. Resultados e Discussão: Na atenção primária em saúde, o enfermeiro garante a comunicação com os hospitais, promoção da saúde e prevenção de agravos, realizando identificação, avaliação precoce dos suspeitos e notificação, contribuindo com o controle epidemiológico. No âmbito da atenção secundária (especializada) e terciária (alta complexidade), o enfermeiro orienta sobre possíveis agravos e realiza monitorização regular de seus pacientes, avaliando constantemente sinais de complicações clínicas, sepse ou sinais de choque, buscando atender as comorbidades dos pacientes. Conclusão: A caracterização da assistência de enfermagem nos seus diferentes níveis de complexidade favoreceu a compreensão da integralidade, complementariedade, e sistematização do cuidado e dos serviços de saúde.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19900.09.2020
Download PDF: