Plantas medicinais da renisus com potencial antiobesidade - uma revisão sistemática

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
23655
4 pages
Research Article

Plantas medicinais da renisus com potencial antiobesidade - uma revisão sistemática

Juliana Jales de Hollanda Celestino, Samira Lopes de Almeida; Juan Carlos Alvarado Alcócer, Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto and John Hebert da Silva Felix

Abstract: 

A obesidade é considerada como um problema de saúde pública, repercutindo em altos índices de mortalidade e morbidade. Existem diversas alternativas de tratamento da obesidade, dentre elas a utilização de plantas medicinais que podem auxiliar na perda de peso, por exemplo. No Brasil, no ano de 2009 foi publicada a Relação de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde, a RENISUS, servindo como base para a investigação quanto ao seu potencial em diversas condições que afetam a saúde. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre as espécies da RENISUS que apresentam efeito sobre a redução ou perda de peso em modelos de obesidade em ensaios pré-clínicos e randomizados. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados de periódicos científicos online PubMed/Medline e ScienceDirect com o nome de cada espécie e o termo obesidade, sendo considerados artigos publicados no período de 2009-2021. Evidenciou-se que 52% das espécies da RENISUS apresentam resultados na obesidade com destaque para as espécies Zingiber officinale; seguido por Punica granatum;Allium sativum; Momordica charantia; Curcuma longa eGlycine max, que apresentaram o maior número de artigos. Portanto, compreende-se que diversas espécies da RENISUS podem auxiliar no tratamento da obesidade no que tange a perda de peso.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23655.12.2021
Download PDF: