Prevenção do câncer do colo do útero na atenção primária em saúde: uma revisão integrative

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24884
5 pages
Research Article

Prevenção do câncer do colo do útero na atenção primária em saúde: uma revisão integrative

Lucas Costa de Gois, Sabrina Brenda Castelo Branco Silva, Maria Gabriela Santos Ribeiro, Ana Amília Araújo de Oliveira, Stéfano Vasconcelos Pôrto, Renata da Rocha Flud, Marcella Matias Torres, Paulo da Costa Araújo, Amanda Karoliny Meneses Resende Fortes, Amanda Costa Maciel, Fábio Freitas de Sousa Passos Galvão, Marianna Soares Cardoso, Brenna Oliveira Leal, Ivana Cristina dos Santos Falcão, Karinne Barbosa Nogueira, Yara de Sousa Oliveira, João Pinheiro dos Santos Neto, Antônio Filho Alves Rodrigues, Lília Costa Nascimento and Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira

Abstract: 

Mundialmente é visto que o quarto tipo de câncer mais prevalente na população feminina é o Câncer do Colo do Útero (CCU), sendo por volta de 85% dos casos em países de baixa e média rendas. Dessa maneira, o principal fator de risco é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, que é considerada uma neoplasia de excelente prognóstico quando detectada precocemente e tratada adequadamente. Dessa maneira, tem-se visto como um dos meios para o controle, a realização precoce do exame preventivo do câncer de colo do útero, sendo recomendado para detecção de lesões em fase inicial. Este estudo, trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Esta é formada por cinco etapas, sendo elas: identificação do problema, busca na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e apresentação da revisão. Os estudos foram publicados nos anos de 2017, 2019, 2020 e 2021 sendo o equivalente de 25% no ano de 2017, 25% no ano de 2019, 37,50% no ano de 2020 e cerca de 12,50% no ano de 2021. Diante disso, os trabalhos foram realizados na Austrália 12,50%, Reino Unido 12,50%, Uganda 12,50 %, Estados Unidos 25%, Brasil 12,50%, India 12,50% e na África do Sul 12,50%. Dessa maneira, os conteúdos das pesquisas encontradas referiam-se sobre a Prevenção do câncer do colo do útero na atenção primária à saúde.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24884.07.2022
Download PDF: