Redes neurais artificiais na previsão de contágio e óbitos por covid-19: um estudo noestado do pará, Brasil

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18717
6 pages
Research Article

Redes neurais artificiais na previsão de contágio e óbitos por covid-19: um estudo noestado do pará, Brasil

Jonas Elias Castro da Rocha, Gilberto Nerino de Souza Júnior, Silvana Rossy de Brito, Adriana Ribeiro Carneiro Folador, Rommel Thiago Jucá Ramos, Marcus de Barros Braga and Marcel do Nascimento Botelho

Abstract: 

O coronavírus SARS-CoV-2, anteriormente denominado de 2019-nCoV,é o patógeno causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2, amplamente difundida como COVID-19 e possui uma disseminação extremamente rápida, forçando a aplicação de novas políticas públicas para seu enfrentamento. Diversas técnicas de predição de caso futuros de contágio e óbitos foram apresentadas em diferentes regiões do planeta. No presente estudo, propomos um modelo de previsão de curto prazo baseado em Análise dos Componentes Principais e Redes Neurais Artificiais, capaz de estimar o número de casos e de óbitos causados pelo SARS-CoV-2. O modelo adotado é baseado em dados, onde toda inferência é feita a partir do conhecimento descoberto. O estudo apresenta resultados para o estado do Pará e Brasil, com séries temporais que servem de base para analisar o impacto na capacidade de atendimento nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, servindo de suporte à tomada de decisão por parte dos órgãos de vigilância em saúde.

Download PDF: