Religiosidade e espiritualidade no enfrentamento do cotidiano por universitários

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21669
4 pages
Research Article

Religiosidade e espiritualidade no enfrentamento do cotidiano por universitários

Luis Felipe Marinho Costa; Anne Beatriz Araújo Oliveira; Carina Silva de Freitas; Karoline Lillian da Conceição Ferreira; Karina Andrade De Prince; Carlos Eduardo Mendes D’Angelis; Viviane Braga Lima Fernandes; Marilia Fonseca Rocha; Mateus Augusto de Prince and Luçandra Ramos Espírito Santo

Abstract: 

Este trabalho objetivou avaliar o coping religioso/espiritual utilizado por estudantes universitários, relacionando com variáveis sociodemográficas e ao estilo de vida. Participaram 296 acadêmicos de uma universidade pública em Minas Gerais. Utilizou-se a escala de Coping Religioso-Espiritual Breve (CRE Breve) e um questionário contendo variáveis sociodemográficas e relacionadas ao estilo de vida. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, o teste Mann-Whitney e o Kruskal-Wallis. Pelo presente estudo foi possível observar que a maioria dos acadêmicos (86,5%) utilizaram o CRE em nível alto e médio. O escore CRE Total teve média de 3,65 para os cursos de direito e engenharia civil e 3,59 para o curso médico, valor considerado alto, segundo os parâmetros preconizados. A elevada prática do CRE Total e a baixa ou irrisória prática do CRE negativo, foi mais expressiva entre os universitários do sexo feminino, que não consumiam bebida alcoólica, com idade acima de 35 anos, que moravam sozinhos e trabalhavam mais de 40 horas/semana, demonstrando valores estatisticamente significativos (p≤0,05). Portanto, destaca-se a importância da religiosidade e espiritualidade como uma forma dos estudantes universitários buscarem o apoio psicológico e emocional para lidar com suas crises e enfrentamentos relacionados às adversidades que ocorrem durante o período da graduação.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21669.04.2021
Download PDF: