Transporte de material estéril e não estéril no âmbito intra-hospitalar

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23548
5 pages
Research Article

Transporte de material estéril e não estéril no âmbito intra-hospitalar

Vanessa Carreiro Paulino, Ana Paula da Silva Franco, Paulo Emanuel Silva, Mikaela Dantas Dias Madruga, Salmana Rianne Pereira Alves, Bárbara Jeane Pinto Chaves, Nadia Shirley Correia Sobral Soares, Suzanna Valéria Oliveira de Souza, Bruna Raquel Rodrigues Araújo and Jéssica Viviane Silva de Moura

Abstract: 

O Centro de Material e Esterilização tem como principal prioridade a de manter um ambiente para manipulação dos materiais, livre de microrganismos e propício para o processamento dos produtos para saúde. O transporte de materiais estéreis e não estéreis é uma das etapas desse processo que é realizado pelos profissionais no âmbito hospitalar rotineiramente. O estudo teve como objetivo verificar a forma de transporte desses materiais no âmbito intra-hospitalar de um hospital- escola, no município de João Pessoa/PB. Materiais e Métodos: esta pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem quantitativa; para análise dos dados utilizou-se o método da estatística descritiva e inferencial. A população foi composta por 110 profissionais de enfermagem, com amostra de 86 destes. Para coleta dos dados, utilizou-se um instrumento de coleta virtual contendo 21 questões objetivas. Resultados e Discussão: no que se refere ao nível de conhecimento sobre o transporte de materiais estéreis e não estéreis, 76% (65) responderam como sendo médio. Quanto ao ao transporte de materiais estéreis, 72.1% (62) o realizam em carro de transporte de material fechado, quanto ao transporte dos materiais não estéreis, 58.1% (50) responderam que deve ser realizado em carro de transporte de material fechado e 29.1% (25) em recipiente resistente com tampa. Quanto ao manuseio dos artigos processados, 83.7% (72) sempre realizam a higienização das mãos, enquanto 16.3% (14) nem sempre realizam. Conclusão: conclui-se que ocorreram algumas falhas durante o transporte de materiais.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23548.01.2022
Download PDF: