Perfil epidemiológico das internações em unidade pediátrica de referência no ceará durante a pandemia de covid-19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
241816
4 pages
Research Article

Perfil epidemiológico das internações em unidade pediátrica de referência no ceará durante a pandemia de covid-19

João Santos de Oliveira, Fernanda de Moura Soares, Mardênia Gomes Vasconcelos Pitombeira, Rubens Nunes Veras Filho and Geridice Lorna Andrade de Moraes

Abstract: 

Descrever o perfil epidemiológico das internações pediátricas durante o primeiro ano de pandemia de COVID-19 em um hospital público de referência no estado do Ceará. Estudo retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa, através de análise documental de prontuários. A pesquisa contou com 50 prontuários coletados no ano de 2021, observados os seguintes critérios de inclusão: crianças de zero a três anos admitidas durante os meses de julho a dezembro de 2020 e que deram entrada na emergência. Como critério de exclusão: período de internação inferior a 24hs, prontuários incompletos e fora do corte temporal. No qual o sexo prevalente das internações foram o masculino (54%), a idade entre dois a três anos (36%). O sistema mais afetado foi o hemato infeccioso (30%) e respiratório (29,09%). O diagnóstico médico ficou entre pneumonias, infecção pelo vírus do coronavírus e as bronquites. No qual (26%) apresentaram teste de RT-PCR para COVID-19 positivo, prevalecendo a alta hospitalar com (74%). O presente estudo foi realizado em um período da pandemia do COVID-19 e se mostrou no público infantil de forma leve. Sendo de grande importância para os profissionais entenderem melhor as doenças que acometem as crianças e como as mesmas se comportaram nesse período de pandemia.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24816.06.2022
Download PDF: